Empreendedorismo

Dicas de Como se tornar um grande Orador motivacional

Leandro Mantelli
Escrito por Leandro Mantelli em 21/08/2020

Você com certeza já deve ter assistido alguma palestra e se impressionado com o qual bem determinado profissional falava. Seja a maneira envolvente de tratar os temas, ou o quão tocante eram os assuntos abordados, existem diversos exemplos de grandes oradores motivacionais – daqueles que realmente transformam a vida de seus ouvintes.

Orador Motivacional

Se você acha que tudo isso se trata de um dom com o qual se nasce e ao qual poucos têm acesso, nós podemos te afirmar: existe um caminho, árduo e bastante trabalhoso, mas que pode ser alcançado por todos que desejam – inclusive você!

Para seguir por essa trilha, nós separamos algumas dicas bastante úteis e esclarecedoras, que esperamos que possam te ajudar. Dá uma olhada nelas!

Procure falar sobre algo que você ama de verdade

Por mais que essa primeira dica pareça um clichê, ela é bastante importante: afinal, imagine passar diversas horas, talvez até pelo restante de sua vida, falando sobre um tema que você não suporta?

Além de ser penoso para quem assiste, essa tarefa seria pavorosa para você, enquanto orador e palestrante.

Busque temas aos quais você já está familiarizado, e se interessa de verdade. Além de te estimular a se manter sempre atualizado, vai permitir que você fale com verdadeiro amor. Dessa forma, você não se cansa e nem permite que aquilo se torne automático ou maçante, o que pode ser um primeiro passo para a queda na qualidade de suas palestras.

Conheça bem o seu público

Conhecer o perfil das pessoas para quem você deseja falar é um dos passos mais importantes para quem quer alcançar êxito sendo um orador motivacional.

Além de compreender o tipo de linguagem que pode ser utilizada, bem como o tom e até mesmo os tipos de exemplos e histórias pessoais, uma vez por dentro das dores que aquelas pessoas apresentam, você pode entregar à elas uma solução.

Palestras focadas no público correto oferecem maior impacto, além de serem bem mais persuasivas – o que é imprescindível para um grande orador motivacional.

Fale corretamente

Usar um bom português também é muito importante na linguagem falada. Além de contribuir com a construção da sua imagem, que é passada adiante, utilizar um linguajar correto contribui fundamentalmente para que a sua mensagem seja plenamente compreendida.

Aqui, não há muita escapatória: estudar e praticar é fundamental. Além de conhecer a fundo as regras gramaticais, é bom treinar bastante, até para eliminar cacoetes e perder a vergonha, que pode interferir no momento da oratória.

Portanto, leia bastante livros de negócios, empreendedorismo e procure conversar colocando em prática um vocabulário maior, o que é sempre uma excelente alternativa para os momentos de “branco” na memória, ou para não se tornar repetitivo.

Também são adequados com a prática o tempo, a respiração e o tom de fala – sem gritar, sem cortar palavras, pontuando as frases e orações corretamente.

Planeje adequadamente suas apresentações

Dominar o tema não é o suficiente para tratar dele com propriedade, e da maneira mais adequada. Você precisa criar um roteiro, com pontos importantes e linhas para seguir.

Você não deve, de maneira alguma, ler aquilo que planejou – mas precisa ter bem claro o caminho que vai seguir durante sua oratória.

Reúna algumas anotações dos pontos mais importantes que serão discutidos, para usar caso se faça necessário, e que lhe permitam se recordar do tópico que será tratado.

Conte histórias

Contar uma boa história cativa, atrai a atenção e desperta o interesse do ouvinte. Além de contribuir para que uma apresentação seja muito mais envolvente e agradável.

A estrutura de uma história convencional, com personagens e ações, faz com que o cérebro absorva essa experiência de uma maneira diferente.

Dessa maneira, surge um vínculo entre você e sua audiência, o que com certeza vai garantir um lugar especial na memória de quem ouvir sua história.

Invista no marketing pessoal

De nada adianta oferecer uma excelente palestra, com o mais requintado dos vocabulários e uma excelente oratória, se ninguém souber que você existe.

Portanto, invista tempo em livros que aumente o seu marketing pessoal. Aproveite as redes sociais, blogs e sites pessoais para, além de se relacionar com o seu público, exibir à todo do que você é capaz, e que está à disposição.

Trabalhe bastante a sua imagem, sem empurrá-la goela abaixo de ninguém. Foque no seu público, e sempre que possível, aumente seu networking – a rede de contatos.

Procure se aproximar de profissionais da área, se manter dentro dos eventos e no meio em que você deseja atuar. Porém, muito cuidado ao forçar qualquer coisa, pois o público consegue distinguir quando algo não se constrói de maneira natural.

Colocando essas dicas em prática, treinando bastante e deixando de lado a vergonha para começar, você vai precisar batalhar bastante – mas pode alcançar o seu tão sonhado lugar ao sol como um grande orador motivacional.

Portanto, comece agora mesmo a trilhar o caminho do sucesso. Nós te apontamos a rota, mas o primeiro passo depende exclusivamente de você.

Hey você,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *